segunda-feira, 18 de junho de 2007

Oásis

Apaixonar-se é como andar no escuro. A pessoa nunca sabe onde está andando ou o que vai encontrar pela frente. Quando nos damos conta de que estamos apaixonados é uma delícia. A gente pensa no outro toda hora, todo dia. A gente liga, escreve, espera ansiosamente cada resposta. Admiramos os gestos, o andar, os gostos da pessoa amada. Ela não tem defeitos, brilha!
A recíproca é algo que só passamos a pensar a respeito mais tarde, quando a paixão começa a incomodar. Até um segurar de mãos pode ser o presságio de um amor brotando na pessoa que se ama. A gente vê onde tem e, principalmente, onde não tem. Eufemismos, metáforas e muitos, muitos enfeites são colocados sobre as situações mais corriqueiras do dia-a-dia. Não adianta ninguém falar absolutamente nada, sabemos o que queremos ver, ouvir e saber e nada mais importa. “Ele(a) me ama e ponto final”.
Quando a recíproca é mesmo verdadeira é ainda melhor. Amar e ser amado é uma dádiva! Estar ao lado de quem se ama. Dar e receber carinho.
Mas cuidado! Apostar as fichas numa relação a dois pode ser muito perigoso. A gente vai construindo o futuro no presente, passo a passo, todos os dias, acreditando que aquela felicidade vai durar para sempre. Estar apaixonado é crer na ilusão de ter aquilo que se quer por toda a vida e aqueles que conseguem fazer, dessa ilusão, realidade são raros e abençoados. Achar o oásis no meio das areias não é pra qualquer um, pode apostar. É por isso que, quem o encontra e bebe de suas águas, goza do amor de verdade, assumindo todas as suas conseqüências. Esta é a parte mais difícil de estar apaixonado.
O amor é egoísta, quase sempre. Por mais que se diga que a felicidade do outro é a nossa, o que, no fundo, todos almejam é a felicidade do outro unida à nossa. Ninguém vê com satisfação o sorriso de quem se ama ao lado de um outro alguém que não nós mesmos. Dizer que o ciúme é diferente de orgulho e sentimento de posse e que estes não se colocam, às vezes, acima do amor é balela. A gente ama o outro de acordo com o que queremos para nós mesmos.
Estar apaixonado pode ser ou não um coisa boa. Depende de como direcionamos e encaramos este, que é o mais nobre de todos os sentimentos. Aprender a controlar os impulsos, agir com instintividade, mas sem perder a razão, respeitar, se entregar, perdoar e todas as outras atitudes que o amor exige para que se estabeleça uma relação saudável com alguém, necessita de preparo e dedicação.
Não cobre daqueles que não sabem amar, nem todos nascem com esse talento e, daqueles que nascem, poucos são os que o desenvolvem. Apaixonar-se é fácil, lidar com o amor é complicado. È o amor quem escolhe suas vítimas, portanto não culpe os que não foram escolhidos e nem a si próprio, caso você seja um deles.

4 comentários:

Tio Doi disse...

De fato, todo mundo se apaixona, seja por alguém ou por algo - uma causa, talvez, por exemplo...-.

Mas enfim, o fato que quem se apaixona tem q ver se a paixão corresponde, se vale a pena ou nao...porém, cada caso é um caso...isso todo mundo ja sabe...

...agora oq todo mundo ou a maioria ou uma parcela nao sabe, talvez, oq realmente significa "paixão"...

...mas talvez, pra q cada um chegue a uma possível conclusão é preciso primeiro deixar "apaixorna-se por si mesmo"...pouco redudante, diria...hehehe! mas possa ser q a partir daí, quem sabe, as "paixões seguintes" melhorem...

Belo texto Lai! Parabéns! + sucesso proce! bjao! fui! =D!

Larissa Seixas disse...

e se o "si mesmo" n corresponder?
haiuhaiauhiauhaiuhaiuahiauhaiuhai

td bem, foi ridiculo... só brincando num assunto muuuuito sério... coisas de quem tem dificuldades de entender esse tipo de coisa.

bjao Lai! seu blog sempre tem um texto confortável. =D

Rodrigo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Mateus Elipê disse...

Eu sou declaradamente seu fã...