sábado, 5 de maio de 2007

Vixe Maria!

Crítica social, cultural e religiosa, entrelaçada com um humor da melhor qualidade, assim é a peça "Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia!"
Cansada do limitado poder do marido, Naja, a mulher do Diabo, resolve incentivá-lo a fundar sua própria igreja na Terra para, assim, ampliar suas influências. Os dois, então, desafiam Deus e partem, aproveitando o clima do verão, para fundar a "igreja do Diabo" na Bahia, em Salvador.
Deus, motivado pelo atrapalhado anjo Gabriel, decide descer dos céus e ir até Salvador para impedir que se concretizem os planos do casal. São nos encontros e desencontros entre Deus e o Diabo e suas descobertas e vivências na "terra de todos os santos" que se desenvolve o espetáculo.
Recheada de piadas, "alfinetadas" e muita música baiana, a peça faz um passeio nas principais datas comemorativas da cidade, como o dia do samba, as festas de Santa Bárbara e de Yemanjá e, é claro, o carnaval. É muito explorada, também, a religião do Candomblé e seus orixás, além de outras religiões como a Católica e a Evangélica.
O maniqueísmo é deixado de lado e, tanto Deus quanto o Diabo, são personificados e mostrados, cada um, com seu lado bom e ruim.
"Vixe Maria! Deus e o Diabo na Bahia!" é uma peça de Gil Vicente Tavares, Cláudio Simões e Cacilda Póvoas (criada a partir da adaptação livre do conto "A Igreja do Diabo", de Machado de Assis), com direção de Fernando Guerreiro e conta, no elenco, com nomes consagrados no teatro baiano, como Jackyson Costa (Deus)e Frank Menezes (Diabo). A peça encontra-se em cartaz no teatro ACBEU, na Vitória, às Sextas, Sábados e Domingos, sempre às 20h.
Prestigie a cultura e o artista baiano. Vá ao teatro!

4 comentários:

Thiago Colares disse...

a peça é realmente muito boa!! :)
um cheeeiro!!

Tio Doi disse...

Carai...me poquei de rir! Mto 10cente! Hehehe! Bjao Lai! =D!

Mariana Riccio disse...

lai, voltei com o blog!
gostei do texto!
bjus

Alê Assis. disse...

Eu AINDA não assisti à peça. Mas vou sim!
Voltei com o blog, Laly!
Eu tava em crise com meu lado escrito... mas já fiz as pazes, aparentemente!!!

Beijos!